Sobre a Nanda

Nanda Carvalho

Por que criei o blog?

“Que lindinha! É uma boneca. ”

Foi o que disseram quando eu nasci, segundo minha mãe. Difícil uma mãe não achar seu filho bonito, mas foram os cuidados que recebi que ajudaram a trilhar o meu caminho. Boa alimentação, higiene pessoal, capricho nas roupas, andar de bicicleta, brincadeiras,boa música, leitura, educação e o principal: amor e carinho. Sou muito grata à minha família!

Sou do signo de libra, ou seja, faz parte da minha natureza apreciar a beleza em toda a sua concepção, tanto pelo seu exterior quanto pelo seu interior; ser amável, bondoso, generoso, alegre, cuidadoso com o corpo, com a mente e ter contato com a arte em todas suas expressões. Por todos esses fatores, o meu interesse por saúde e beleza começou desde cedo. 

Aos 17 anos, buscava por atividades físicas que pudessem me proporcionar melhores condições de vida. Lembro de quando comprei o livro “Jane Fonda’s Workout Book” da Jane Fonda, um ícone que admiro muito. Naquela época não tínhamos internet, então foi por meio dele que conheci sua história, a pressão para ser magra e como encontrou equilíbrio em sua alimentação, para assim, desenvolver o programa de exercícios que motivou tantas pessoas a terem uma vida mais ativa e saudável. A partir dessa experiência, ficou nítido para mim que a expressão mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são) era verdadeira.

SemFundo-NandaCarvalho-02-03-2020-8

A importância da Farmácia na minha vida

Escolhi cursar Farmácia para entender não só a bioquímica do organismo, mas também, o mecanismo saúde-doença, o bom uso de cosméticos e os medicamentos que proporcionam cura ou manutenção da vida com qualidade. Ao mesmo tempo, com os recursos que tinha, também buscava me atualizar sobre boa alimentação. Fazia atividades físicas, cuidava da pele e do corpo. Quando engravidei, redobrei estes cuidados, afinal, estava gerando uma vida, então era importante estar muito bem e saudável.

Durante minha jornada, já tive uma indústria de cosméticos e trabalhei em farmácia, até que resolvi fazer aquilo que mais amo: estudar, pesquisar e ensinar. Fiz doutorado e ministrei muitos cursos. Durante todo esse tempo (mais de 30 anos de formada e mais de 15 anos como professora e palestrante), a promoção da saúde e a prevenção de enfermidades sempre me atraíram, assim como o gerenciamento, a manutenção e os tratamentos de doenças com o uso correto dos medicamentos e com qualidade de vida. 

Continuo estudando e me aperfeiçoando, afinal, a evolução científica e tecnológica é contínua. É fundamental perante tanta informação disponível, ter senso crítico e respaldo em evidências científicas. O que fazer para viver bem, com saúde, beleza, auto-estima elevada, alegria e disposição? Procurei aplicar durante minha vida e na dos meus filhos aquilo que acreditava serem os pilares de uma boa saúde e qualidade de vida. Como mãe, queria ter saúde e disposição para criá-los.

Nas minhas apresentações, e também entre conhecidos, a pergunta que eu mais ouvia era: o que você faz? O que você come? Como você se cuida? E principalmente – você não aparenta a idade que tem! – Saúde é um conjunto de ações e atitudes para uma vida com disposição e felicidade, e, isso inclui a conscientização e a responsabilidade de manter os tratamentos de doenças e ter uma vida com significado.

Por isso, resolvi criar esse blog para compartilhar os cuidados que pratico para mim mesma e que tanto estudei, para todos nós vivermos com muita saúde e qualidade de vida! Aqui teremos artigos, vídeos, dicas e muita informação boa pra vocês viverem ainda melhor!

Com amor,
Nanda Carvalho

SemFundo-NandaCarvalho-02-03-2020-4

Sobre a Nanda

Há mais de 30 anos, iniciei a carreira farmacêutica com minha graduação em Farmácia-Bioquímica, pela Universidade de São Paulo (USP) e a partir daí, entrei no meu primeiro estágio na Rhodia ( indústria farmacêutica- pesquisa de mercado) e depois no Hospital das Clínicas. Aos 22 anos tive uma indústria de cosméticos por 7 anos, que me trouxe um interesse por conhecimento e por uma atualização constante. Depois, trabalhei em uma farmácia, o que me proporcionou ter contato e cuidado com as pessoas para quem o profissional da saúde se dedica. Ambas experiências me proporcionaram um rico aprendizado e, a partir daí, eu vi que meu propósito era ensinar, pesquisar e aprender sempre.  

Em sequência decidi fazer a minha pós-graduação. Entrei em contato com o Prof Zanini, iniciei meus estudos e fui sua orientada. Juntei-me ao Grupo Zanini-Oga, que já se preparava para a vinda da era eletrônica. Havia a necessidade de um banco de dados de Interações Medicamentosas, o qual me prontifiquei a fazer; estava iniciando meu doutorado: Atenção Farmacêutica em equipe multiprofissional como contribuição à Farmacovigilância: monitoramento de reações adversas à alfainterferona na Hepatite C crônica. 

Concluí meu doutorado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Nesse ínterim, continuei minhas pesquisas com Interações Medicamentosas e Atenção Farmacêutica, tornei-me co-autora do Guia Zanini-Oga de Interações Medicamentosas e tradutora do Guia Prático da Atenção Farmacêutica (APhA). 

Tornei-me professora de Cursos de Pós-Graduação, com módulos de Farmacologia e Atenção Farmacêutica e cursos sobre Interações Medicamentosas em boa parte do Brasil e concluí meu pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da USP.  Nas viagens que fiz, ao ministrar aulas e consultorias, conheci as expectativas e necessidades dos profissionais farmacêuticos, o que trouxe um grande aprendizado para o meu trabalho. 

Também escrevi vários capítulos dos livros: Interações Medicamentosas em Cardiologia, capítulos do módulo de Farmacologia do Tratado de Clínica Médica, e do Farmacologia Aplicada Zanini – Oga.

Durante a minha trajetória, senti que precisava participar mais da política farmacêutica, me engajar em projetos e propostas que pudessem fortalecer a profissão, valorizar o profissional e os cuidados com as pessoas, inerentes ao trabalho do profissional da saúde. Tornei-me Conselheira do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) e atualmente estou no quarto mandato, fui membro do CEP (Educação Permanente) e sou Coordenadora do Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais.

Trabalho com informação sobre medicamentos desde o meu doutorado (mais de 15 anos).Com a empresa Nanda Carvalho, disponibilizo informações para uma empresa de softwares para farmácias de manipulação, presto consultoria para indústrias farmacêuticas e produzo treinamentos e cursos. 

SemFundo-NandaCarvalho-02-03-2020-6

Currículo

  • Farmacêutica-Bioquímica, graduada pela Universidade de São Paulo (USP). 
  • Doutora em Fármaco e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP).  
  • Pós-doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;
  • Advanced Dietary Supplements Advisor-the Health Sciences Academy;
  • Professora em cursos de Pós-Graduação em Farmacologia e Atenção Farmacêutica;
  • Autora do Guia Zanini-Oga de Interações Medicamentosas;
  • Tradutora do Guia Prático de Atenção Farmacêutica (APhA);
  • Conselheira do Conselho Regional de Farmácia, São Paulo; Coordenadora do Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais;
  • Diretora da Nanda Carvalho Informações sobre Medicamentos ( Ambiente Medicamento e Saúde Você Decide)
Quer saber mais da minha vida profissional, me segue no LinkedIn @Nanda Carvalho.
 
 
Back To Top
error: O conteúdo está protegido !!