Vitamina C – Conheça todos os benefícios para o seu corpo!

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A vitamina C ou ácido ascórbico, é a vitamina mais conhecida entre todas as pessoas. Ela vive na boca de 10, entre 10 mães brasileiras, que atribuem à ela, a base da imunidade de seus filhos. E elas não estão de todo erradas, a vitamina C é um nutriente essencial para diversas reações metabólicas no nosso organismo.

Benefícios da Vitamina C 

A vitamina C é conhecida por ser um excelente antioxidante. Além de combater os radicais livres, ela melhora a imunidade, estimula a formação de colágeno, que é essencial para os ossos, cartilagem, músculos, tendões, pele e vasos sanguíneos. É importante para a absorção do ferro presente nos alimentos de origem vegetal e para a cicatrização de feridas.

Possui vários benefícios para a pele, como ação anti envelhecimento, ação clareadora e anti inflamatória, garantindo uma pele mais firme, ajudando a protegê-la contra os efeitos do sol e uniformizando seu tom.

Carência no organismo

A falta da vitamina C no nosso organismo pode causar alguns sintomas como cansaço, palidez e tontura, dificuldade na cicatrização devido a escassez de colágeno, sangramento em áreas como gengiva e nariz e manchas arroxeadas pelo corpo causadas pela fragilidade dos vasos sanguíneos. Pode também ocasionar quedas de cabelo, enfraquecimento das unhas e articulações, aumento do risco de infecções como gripes e resfriados, tristeza, estresse e dificuldades de raciocínio, já que a falta dessa vitamina pode produzir alterações químicas cerebrais. 

Alimentação 

A vitamina C é encontrada entre diversos alimentos – que bom! – como frutas e legumes que você pode consumir para manter os benefícios da vitamina em dia no seu corpo.

Recomenda-se um consumo diário de cerca de 90 mg de vitamina C para os homens e 75 mg para as mulheres. Como o cigarro diminui os níveis de vitamina C, fumantes podem precisar de até 35 mg extras por dia para compensar essa perda. Já as gestantes e os idosos precisam de até 120 mg por dia.

Consumir alimentos que são fonte desta vitamina pode nos dar a recomendação diária que precisamos. Por exemplo, 100 g de acerola equivale a 1067 mg de vitamina C, 100 g de caju tem 219 mg, 100 g de laranja e limão 53 mg e 100g de brócolis 89 mg de vitamina C.

Suplementação 

A vitamina C também pode ser encontrada sob a forma de comprimidos, geralmente efervescentes, com dosagens que variam de 500 mg a 2000 mg por comprimido. Por isso, se você tem dificuldade em introduzir alguns desses alimentos na sua dieta, ou caso tenha sintomas da falta da vitamina no seu corpo, você pode optar pela suplementação. Ela também costuma ser indicada para gestantes com pré-eclâmpsia, atletas de alto rendimento, pessoas com deficiência de ferro e crianças que não se alimentam corretamente.

E como eu nunca canso de repetir, sempre procure seu médico ou um profissional da saúde antes de tomar qualquer tipo de suplementação, é ele que vai definir se você precisa ou não dessas substâncias. 

Bjs

Sou Nanda Carvalho, farmacêutica e professora por vocação e apaixonada por aprender, conhecer, ensinar e informar.

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