Tomar vitaminas vai me fazer engordar?

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Essa é uma das perguntas que mais se ouve por aí; mas afinal, o consumo de vitaminas ou polivitamínicos realmente engorda?
As vitaminas são substâncias essenciais ao organismo, que em pequenas quantidades, desempenham diversas funções no nosso metabolismo. Devem ser adquiridas por meio da alimentação e /ou da suplementação .

O ganho de peso se dá quando ​a ingestão calórica é maior que o gasto calórico, ou seja, quando você consome mais calorias do que consegue queimar.

É possível obter calorias por meio do consumo de carboidratos, proteínas, gorduras, álcool e até mesmo de fibras. Vitaminas e minerais ​não fornecem calorias e por consequência, não são quebradas pelo organismo para produção de energia, ou seja, a resposta para essa pergunta é simples: ​tomar vitaminas não engorda.

Cada caso é um caso

É verdade que existem casos onde as vitaminas podem causar ganho de peso de ​forma indireta​. Por exemplo, se são usadas em pessoas com anemia ou desnutridas, conforme a deficiência nutritiva é tratada, ela se torna mais saudável e ativa e acaba gastando mais energia. Como consequência disso, ela tem mais fome. Então, se há aumento na ingestão de calorias provavelmente haverá ganho de peso.

Alguns suplementos vitamínicos auxiliam no ganho de massa muscular, por exemplo os que contêm coenzima B12 (cobamamida), que podem aumentar o peso corporal ao todo, porém de maneira mais saudável. Afinal, você está ganhando massa magra e não gordura.

Por que as pessoas tem essa dúvida?

Existem produtos conhecidos popularmente como “vitaminas para engordar”, porém o item principal na composição deles é um fármaco indutor do apetite que é associado, porém não sempre, às vitaminas e à uma dieta controlada para que, dessa forma, haja ​ganho de peso de forma saudável​ para quem necessita.

Mas é claro que nem tudo é preto no branco. Você sempre deve ter atenção à composição do produto a ser utilizado. Deve-se estar atento as quantidades de cada vitamina em um produto e as necessidades diárias: existe uma dose diária recomendada para cada vitamina que varia conforme a idade ou o sexo de quem vai consumi-las.

O excesso de vitamina B1 e B12, por exemplo, pode causar aumento do apetite e se houver acréscimo na ingestão de alimentos, haverá ganho de peso de forma indireta.

Resumindo

As vitaminas em si não engordam, caso não haja aumento no consumo de calorias somado à diminuição do gasto energético (sedentarismo). Também é muito importante ler o rótulo ou a bula de todos os suplementos vitamínicos e sempre que possível, consultar um farmacêutico sobre a composição de cada produto a ser utilizado.

Beijos,

Sou Nanda Carvalho, farmacêutica e professora por vocação e apaixonada por aprender, conhecer, ensinar e informar.

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