O que acontece com o nosso metabolismo após os 30?

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Com o passar dos anos, começamos a sentir o efeito do tempo na nossa rotina e principalmente, no nosso corpo. Muita gente acaba se perguntando porque é tão difícil perder aqueles quilinhos depois de uma certa idade. Então a pergunta que fica é: o que acontece com o nosso metabolismo após os 30 anos?  

O que é metabolismo?  

O metabolismo é um conjunto de reações bioquímicas que controla o funcionamento de nosso organismo. Também determina quantas calorias você queima por dia. Quanto mais rápido seu metabolismo, mais calorias você queima.

Ele tende a ficar mais lento com a idade. O corpo passa a gastar menos calorias e o metabolismo vai diminuindo gradativamente até os 60 ou 70 anos, quando tende a estabilizar.

Metabolismo após os 30


A entrada na casa dos 30 traz consigo mais maturidade para a mente e para o corpo também. É a partir dessa etapa da vida que o nosso metabolismo, a cada década, desacelera de 5% a 10% dependendo do sexo, e faz com o que você comia aos 20 ou 30 anos e não engordava, talvez não tenha mais o mesmo efeito agora. 

Algumas razões para isso são a perda de massa muscular, a diminuição das atividades e o envelhecimento natural de seus processos metabólicos.
Para as mulheres a dificuldade em controlar o peso tende a ser ainda maior. Isso se deve, entre outros fatores, a desequilíbrios hormonais , maior acúmulo de gordura corporal e ter geralmente, menor massa muscular que os homens.

O que você pode fazer para ter um bom metabolismo?

Embora o metabolismo geralmente diminua com a idade, há várias maneiras de você mantê-lo em boas condições.

Coma o suficiente

Procure avaliar a quantidade de calorias ideal para o seu estilo de vida – de acordo com as atividades que pratica. Tente comer porções menores com mais freqüência. Coma mais alimentos ricos em proteínas – seu corpo queima mais calorias e preserva os músculos.

Lembre-se sempre de beber água. Quase todas as funções do corpo dependem da sua presença. Para saber mais, leia o artigo Água: mantenha-se hidratado.

Atividades físicas são fundamentais

Lembre-se de sempre fazer atividades físicas , dando preferência aos exercícios de resistência – musculação, além de atividades aeróbias. A musculação preserva a massa muscular, que deixa o metabolismo ativo.

Aumente a qualidade do sono

A falta de sono pode retardar seu metabolismo. Como já dissemos no artigo a importância de uma boa noite de sono, há vários hormônios que são liberados no nosso organismo.

Tenha em mente que um cardápio bem pensado, atividades físicas e pequenas mudanças no estilo de vida ajudam a construir uma vida saudável e com muito bem-estar em qualquer fase da vida.  

Sou Nanda Carvalho, farmacêutica e professora por vocação e apaixonada por aprender, conhecer, ensinar e informar.

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