Dicas para uma alimentação saudável

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A alimentação adequada, em qualquer idade, é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e a manutenção da saúde e bem-estar.

Quando nos alimentamos bem, temos boa imunidade, nos protegemos contra infecções, temos boa disposição e baixo risco de doenças como diabetes e doenças do coração. 

Para isso, é importante fazermos escolhas de bons alimentos, nas quantidades adequadas.

EQUILÍBRIO NA ALIMENTAÇÃO

Uma dieta alimentar equilibrada deve ter diferentes grupos de alimentos, como frutas, vegetais,carnes, ovos, peixes, grãos, laticínios, oleaginosas (nozes, castanhas), gorduras, óleos, cereais, que fornecem ao organismo todas as proteínas, vitaminas, minerais e fibras indispensáveis ao organismo. A quantidade depende da idade, estilo de vida, atividade física, condição de saúde.

DICAS

Procure comer alimentos in natura, como frutas, legumes,verduras. Dê preferência aos alimentos da época. Eles contém fibras alimentares, que regulam o funcionamento intestinal, os níveis de glicose e colesterol e aumentam a sensação de saciedade.

Evite alimentos processados e ultraprocessados como bolachas, biscoitos, salgadinhos, refrigerantes, enlatados, sucos de caixinha, salame, salsicha, presunto, entre outros.São produtos que tem corantes, conservantes, estabilizantes,poucas fibras, muito sódio e/ou açúcar, poucos nutrientes, que prejudicam nossa saúde.

Escolha um bom azeite de oliva extravirgem, que é rico em gorduras monoinsaturadas, que melhoram o perfil lipídico do nosso organismo, prevenindo doenças cardiovasculares.

Beba água- a água é essencial para o funcionamento do nosso organismo. Ela limpa nosso organismo, leva os nutrientes, vitaminas e minerais para todo o corpo,regula a temperatura.

O padrão recomendado é de cerca de 2 litros por dia. Leia o artigo Água – mantenha-se hidratado para maiores informações.

Fica a dica!

Saúde Você Decide!

Sou Nanda Carvalho, farmacêutica e professora por vocação e apaixonada por aprender, conhecer, ensinar e informar.

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