Alimentos e vitaminas para uma boa imunidade

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As vitaminas e algumas substâncias contidas nos alimentos são extremamente benéficas para o nosso organismo, já que ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico. Nós já falamos de que manter hábitos saudáveis ajudam o nosso sistema imune neste post aqui. Mas hoje, vamos te mostrar algumas vitaminas e alimentos que também são grandes aliados nesse processo. 

Quais são as substâncias que reforçam o sistema imunológico?

1. Vitamina A

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, muito importante para a visão e manutenção de estruturas externas, como a pele e mucosas. Ela pode ser encontrada em alimentos de origem animal ou de origem vegetal como ovos, leite,cenoura, abóbora, batata-doce, mamão, manga, em vegetais folhosos, como couve e espinafre.

2. Vitamina B2 e B6

A vitamina B2, também conhecida como riboflavina é relevante para fortalecer o sistema imunológico. Suas principais fontes são: leite e derivados, carnes, fígado, ovos, soja, couve e brócolis.

Assim como a B2, a vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é indicada para o aumento da ação do sistema imune. Ela pode ser encontrada nas carnes, leite, ovos, batata, banana, abacate, cereais e nozes.

3. Vitamina C

A vitamina C, é sem dúvida, a substância mais indicada para o fortalecimento do sistema imunológico. O melhor de tudo é que ela é muito fácil de ser encontrada, já que está presente em diversos alimentos e também em cápsulas, complexos vitamínicos e comprimidos efervescentes.
Essa vitamina pode ser encontrada em frutas como laranja, limão, tangerina, acerola, caju, kiwi, goiaba, morango, melão, mamão papaia, legumes e verduras, como pimentão amarelo, rúcula, alho, cebola, tomate, agrião e alface. E tem mais! A vitamina C tem ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento das células. 

4. Vitamina D

A vitamina D é muito importante para nosso organismo. No entanto, ela não é encontrada em grandes porções e está presente em alimentos como a sardinha, salmão, carnes, ovo, leite, queijos e bife de fígado. A melhor forma de obtê-la continua sendo o banho de Sol de forma moderada.  Com apenas 20 minutos de exposição diária, seu corpo já consegue sintetizar a quantidade adequada de vitamina D.

5. Vitamina E

A vitamina E também é essencial para melhorar o sistema imunológico. Pode ser encontrada no óleo de gérmen de trigo, amendoim, nozes, sementes de girassol, kiwi, grãos integrais, peixes, abacate. Além disso, ela contém uma função antioxidante que atua no retardo do envelhecimento das células .

6. Zinco

Minerais como o zinco também são importantes para o nosso sistema imune. Ele é encontrado em alimentos como: carnes vermelhas, frango, peixe, fígado, ostras, camarão, castanhas, nozes, amêndoas e amendoim.

7. Selênio

Esse mineral tem um alto poder antioxidante, por isso é muito indicado na melhora do sistema imunológico. Ele pode ser encontrado na castanha do pará, semente de girassol, em alguns vegetais cultivados em solos ricos em selênio e em carnes de animais que pastam nesses solos. 

8. Ácido fólico

A ingestão de ácido fólico protege as células e pode aumentar a imunidade. Ele é fundamental em fases de crescimento ou grandes transformações metabólicas, como a infância e a gravidez e também pode ajudar a evitar alterações que levam ao aparecimento do câncer.

9. Multivitamínicos

Os multivitamínicos reúnem todas as vitaminas e minerais que são necessários para o nosso organismo e têm ação antioxidante atuando no fortalecimento do sistema nervoso e imunológico. 

10. Glutamina

A glutamina é um aminoácido livre, muito encontrado no plasma sanguíneo, nas células e no tecido muscular. Ela atua no transporte do nitrogênio entre os tecidos do nosso corpo e é responsável por produzir o glicogênio e também tem a função de fazer a síntese proteica. É importante para o sistema imunológico.

11. Ômega-3

O ômega- 3 é um ácido graxo conhecido por estimular o funcionamento do sistema nervoso e imunológico, além de proteger a saúde cardiovascular. Ele é encontrado em peixes, como o salmão, atum, sardinha, truta e cavala. Sua ingestão aumenta a atividade dos glóbulos brancos do sangue que capturam e destroem as bactérias que causam doenças e infecções. 

12. Probióticos

Calcula-se que aproximadamente 70% da saúde do sistema imunológico é controlada pelo sistema gastrointestinal. Os probióticos contém microorganismos benéficos para nossa saúde. Por isso, alimentos probióticos são indicados para combater os agentes patológicos e proteger o organismo, auxiliando o processo de digestão. Exemplos : iogurte, kombucha e kefir.

Agora que você já está por dentro do assunto, chegou a hora de montar o seu cardápio vitamínico e dar aquele gás no seu sistema imunológico!

Sou Nanda Carvalho, farmacêutica e professora por vocação e apaixonada por aprender, conhecer, ensinar e informar.

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