A importância de uma boa noite de sono

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Com a rotina corrida que a maioria de nós temos nos dias de hoje, é comum acabarmos preterindo uma noite de sono completa. Porém, tenha em mente que mais cedo ou mais tarde, o nosso corpo vai começar a dar sinais de exaustão, que podem aparecer em forma de dificuldades no cotidiano ou até mesmo por meio de doenças. 

Para garantir que seu corpo não dê aquela “pifada total”, é extremamente importante que você tenha uma boa noite de sono. É nesse momento que o corpo recarrega as energias e revigora o sistema imunológico.

O que acontece quando não temos uma boa noite de sono? 

Uma noite de descanso pode modificar o seu dia. Agora imagina se você resolve transformar isso na sua rotina? Sua qualidade de vida dá um salto! Um dos grandes efeitos benéficos do sono é em relação ao nosso metabolismo. Quando não dormimos direito, ele fica mais lento e por isso, nosso corpo entende que é necessário economizar energia, o que pode prejudicar algumas de nossas funções mentais e físicas. 

A privação de sono dificulta a produtividade e o rendimento durante o dia, o aprendizado e até mesmo a qualidade da sua memória. Já o cansaço decorrente de uma noite mal dormida, pode causar irritabilidade e mau humor.

Por que devemos dormir bem? 

É durante o sono que o nosso sistema imunológico se fortalece e há a produção e a liberação de hormônios para o nosso corpo. Um desses hormônios é o hormônio do crescimento. Como o nome diz, é responsável pelo crescimento em crianças e em adultos estimula o sistema imune, participa do metabolismo da glicose, promove a queima de gordura e o aumento da massa muscular.

Também durante o sono, a grelina (“hormônio da fome”) e a leptina (“hormônio da saciedade”) são liberadas no organismo. Quando dormimos pouco, a grelina aumenta e a leptina diminui, ou seja, temos mais fome e apetite. Isso quer dizer que pessoas que dormem pouco e mal, tem mais chances de engordar.

Dormir bem também ajuda a controlar a nossa insulina, diminuindo os riscos de diabetes.  

O que fazer para dormir melhor? 

Para dormir melhor basta tomar algumas atitudes bem simples como: fazer uma refeição mais leve antes de dormir, manter a higiene pessoal e tomar um banho bem quentinho e relaxante, deitar-se só na hora que for dormir, para evitar pensamentos, preocupações e ansiedade. Também é importante evitar o uso de eletrônicos quando estiver deitado, pois eles emitem uma luz que pode inibir a sua produção de melatonina, que é o hormônio responsável por dar início ao seu ciclo de sono.  

Mas a dica de ouro aqui, é criar uma rotina, ou seja, sempre que possível manter a mesma hora para se deitar e para acordar, isso vai ajudar bastante o seu relógio biológico. Dessa forma, seu corpo estará condicionado a saber os horários que são para relaxar e os horários que são para despertar, fazendo com que as chances de você ter insônia sejam bem menores. 

Bom, com essas informações eu tenho certeza que você está pronto para criar uma rotina de sono gostosa que vai te deixar revigorado e sempre pronto para começar um novo dia! 

Sou Nanda Carvalho, farmacêutica e professora por vocação e apaixonada por aprender, conhecer, ensinar e informar.

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