Conheça a vitamina D e seus benefícios

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A vitamina D é um hormônio lipossolúvel que pode ser obtido por meio de exposição ao Sol, alimentação ou suplementação. Ela é essencial para o nosso corpo e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. É graças à essa substância que temos funções essenciais ao ser humano, como a formação e manutenção dos ossos, absorção de cálcio, aumento da imunidade e funcionamento adequado de alguns órgãos.

Há algum tempo, podemos observar que uma grande parcela da população mundial vem apresentando baixos níveis de vitamina D no organismo, o que pode favorecer a disfunção e uma série de processos no corpo. 

O que pode causar um baixo nível de vitamina D no organismo?

Isso ocorre devido a uma baixa exposição rotineira ao Sol. Por exemplo, podemos ir para o trabalho todos os dias, ou ficar na varanda recebendo a luz solar, mas se houver algum bloqueio, como o vidros do carro, ou as janelas de casa, ainda ocorrerá uma deficiência na absorção da vitamina D. Os filtros solares também são um problema na hora da pele fazer a síntese dessa vitamina. 

Países como Estados Unidos, Rússia e regiões do Norte da Europa, também apresentam uma população afetada pela deficiência da vitamina D, por estarem mais distantes da linha do Equador. 

Indicativos da falta da vitamina D

Devemos estar atentos a alguns sinais e sintomas como: gripes e infecções frequentes em decorrência de uma baixa imunidade, queda de cabelo em excesso, cansaço, alterações de humor e etc. Eles podem ser indicativos da deficiência de vitamina D.

Quando há uma baixa concentração da vitamina D, nosso organismo enfrenta uma série de dificuldades, como por exemplo: a produção de anticorpos é afetada, causando uma baixa imunidade, começa a haver falhas na metabolização de cálcio e fósforo causando fadiga, dificuldades na produção de serotonina e dopamina que proporcionam irritabilidade e alterações de humor, entre outros.

O que fazer para absorver mais Vitamina D? 

É possível obter vitamina D de três formas: por meio da exposição ao Sol, alimentação e suplementação. 

A forma ideal é tomar de 15 a 20 minutos de Sol todos os dias e preferencialmente com os braços e pernas expostos. É dessa maneira que nosso corpo sintetiza entre 80% e 90% desta vitamina. Pode parecer loucura falar isso, mas evite o protetor solar durante esses vinte minutos, pois ele inibe a absorção da vitamina pelo seu corpo. Mas lembre-se: passado esse período é fundamental que você aplique o protetor solar! 

Se você busca por essa vitamina na sua alimentação, opte por refeições que contenham salmão, atum e sardinha, pois são ricos neste hormônio. Também vale incluir ovo e carne bovina. Se sua alimentação é vegetariana ou vegana, você terá que buscar outras formas de suprir o seu organismo, já que vegetais não conseguem sintetizar a vitamina D como os alimentos de origem animal. Também tenha em mente que esses alimentos vão fornecer aproximadamente 6,85% da sua necessidade diária. Por isso, a melhor forma de obtenção desta vitamina ainda é por meio da exposição solar.

Cuidado com o excesso da vitamina D

Já a suplementação só deve ser feita após o diagnóstico de deficiência de vitamina D e claro, a partir da orientação médica. É preciso ter cuidado com o consumo de doses extras pois devemos evitar o excesso desta vitamina no organismo, porque acima de 100 ng/mL pode aumentar a concentração de cálcio no sangue.

Vale lembrar que o consumo em excesso só ocorre por meio de suplementação, já que os alimentos contam com poucas quantidades dessa substância e pela exposição solar o próprio organismo regula a produção da vitamina D quando atinge o valor necessário.  

E então, consegui esclarecer algumas questões sobre vitamina D? Comente aqui embaixo o que você achou desse post! E lembre-se: sempre consulte o seu médico antes de optar por uma suplementação. 

Um grande beijo!

Sou Nanda Carvalho, farmacêutica e professora por vocação e apaixonada por aprender, conhecer, ensinar e informar.

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