6 dicas para você se cuidar durante o inverno

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Quando o inverno chega, vem aquele friozinho gostoso que faz a gente querer ficar enrolado nas cobertas vendo uma série ou lendo um bom livro. Mas não podemos esquecer tudo que acompanha a chegada do frio. A umidade do ar fica mais baixa e precisamos prestar atenção nos nossos hábitos para ficar com a saúde em dia!

Dica 01: Beba água

Essa dica é essencial para qualquer estação do ano. Mas a diferença é que quando está calor, sentimos uma vontade natural de beber mais água, já no frio, nem tanto. Por isso é importante lembrar de de tomá-la sempre, nem que você coloque um alarme no celular para isso! O consumo de água é importantíssimo para mantermos um bom funcionamento do metabolismo e também para prevenir o ressecamento da pele que pode ocorrer em locais com uma umidade relativa do ar mais baixa; 2 a 3 litros por dia é o ideal. Temos um post aqui que fala só sobre a água.

Dica 02: Hidrate sua pele

Ainda no tema hidratação, lembre-se que a sua pele sofre mais durante o tempo frio. As baixas temperaturas demandam cuidados para a pele. Se a sua pele é naturalmente mais oleosa, opte por cremes que sejam oil free, ou seja, livres de óleo; se você tem uma pele mais ressecada o ideal é buscar produtos que tenham ureia ou agentes hidratantes em sua composição. E claro, mesmo no frio, protetor solar é indispensável!

Dica 03: Deixe o ar circular

Um hábito comum e pouco saudável que as pessoas costumam ter é fechar a casa inteira por causa do frio. Isso até funciona para aquecer o ambiente, mas também favorece o surgimento de problemas comuns devidos à falta de circulação do ar. Doenças como a gripe que são típicas do inverno, não aumentam por conta do frio unicamente, mas sim, porque as pessoas costumam ficar mais aglomeradas em lugares fechados. Por isso, não precisa escancarar todas as janelas da sua casa, mas certifique-se de que há alguma saída de ar. E na hora de varrer, evite vassouras que levantem pó, utilize panos úmidos para limpar a casa.

Dica 04: Cuide da sua alimentação

Alimentação balanceada é tudo. Quem me acompanha por aqui sabe que uma dieta bem pensada é fundamental para o nosso corpo. Mas o que devemos ter atenção, é que as temperaturas baixas costumam servir de tentação para que a gente vá com tudo para os pratos mais calóricos, além de abusar um pouquinho das bebidas alcoólicas. Por isso lembre-se de se alimentar bem durante a semana e deixar o fondue ou a pizza para o fim de semana. Ah, e claro, você pode saborear um bom vinho tinto com moderação, já que essas uvas contém resveratrol, uma substância excelente para o nosso organismo. Você pode saber mais sobre ela lendo este post.

Dica 05: Movimente-se

Para exercícios ao ar livre, opte por ir antes das 10h ou depois das 16h, já que nesse meio tempo a incidência dos raios solares é maior e a umidade fica mais baixa. No frio, os vasos estão menos dilatados e a musculatura acaba ficando mais retraída, fazendo com que o corpo leve mais tempo para aquecer. Portanto, o aquecimento aliado ao alongamento contínuo, colabora para que não hajam eventuais estiramentos ou lesões.

Dica 06: Lave seus olhos e nariz

No tempo seco, os olhos e o nariz ficam muito ressecados, o que causa incômodo. É importante que fiquem hidratados, porque são portas de entrada para a contaminação por vírus e bactérias. É recomendado lavá-los com soro fisiológico várias vezes ao dia e também usar um colírio lubrificante para os olhos.

E para ajudar na umidade do ambiente, você pode colocar baldes com água pela casa, toalhas úmidas na cabeceira da cama ou investir em um bom umidificador de ar.

Sou Nanda Carvalho, farmacêutica e professora por vocação e apaixonada por aprender, conhecer, ensinar e informar.

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