5 dicas para você consumir menos açúcar

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O açúcar está presente em vários alimentos, mas o mais ingerido é o açúcar refinado. Seu consumo em excesso pode se tornar um grande inimigo, podendo causar obesidade e inflamações. Por isso, é necessário prestar atenção na quantidade que ingerimos por dia. Caso você já saiba que está abusando dele  e quiser diminuir, continue lendo esse post, pois separei 5 dicas para você consumir menos açúcar.  

Mantenha o refrigerante bem longe

O refrigerante é de longe um dos campeões na presença do açúcar em sua composição. Apenas uma latinha de 350 ml pode ultrapassar o indicado para o seu consumo diário e pode causar cáries, diabetes e doenças cardiovasculares. 

Corte o açúcar do cafezinho

Não adianta achar que está cortando muito açúcar da sua alimentação se você ainda coloca 3 sachês no seu café. Com essa atitude, você pode estar acrescentando em média 43 calorias a mais no seu corpo. Isso uma vez só, não parece muito, mas quem toma apenas um café por dia? Além do mais, quando você começa a tomar café sem açúcar, passa a apreciar o sabor original da bebida, que é muito melhor!

Coma frutas

Além de naturais e muito saudáveis, são uma boa opção para algo doce depois das refeições. Algumas frutas cozidas na água, como banana, pera e maçã, se transformam em doces deliciosos! 

Não deixe de comer o que você gosta

Cortar de vez aquilo que você adora comer pode ser muito sacrificante e acaba se tornando um acelerador na vontade de comer doces. Se você é um chocólatra, por exemplo, não precisa cortar totalmente o chocolate da sua vida, mas o adapte para algo mais saudável, optando por sabores mais amargos como  os 70% cacau. 

Atenção aos rótulos

Procure a quantidade de açúcar nos rótulos de cada produto. Mas eu já te adianto que geralmente ela é bem alta. Não só em refrigerantes e doces, mas também em sucos de caixinha, condimentos, alimentos processados, etc. Rótulos nutricionais possuem um padrão de organização em que os ingredientes são enumerados do que possui mais presença naquele alimento, para o menos. Sabendo disso,  é possível controlar melhor os açúcares escondidos. 

E agora, já está preparado para fazer uma ingestão consciente desse alimento? Espero que sim! 

Um beijo e até a próxima! 


Sou Nanda Carvalho, farmacêutica e professora por vocação e apaixonada por aprender, conhecer, ensinar e informar.

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